Anuncie aqui 1

Bishounen

Por arisusagi em 17/03/2022 às 18:46:28

Bishounen (???), também escrito como Bish?nen, significa, literalmente, rapaz (ou garoto) bonito.

A palavra se originou em um poema chinês da dinastia Tang e, segundo acadêmicos, a estética bishounen começou com os Wakashuu do período Edo, rapazes adolescentes que tinham seu status marcado pelo corte de cabelo que usavam. Apenas parte do cabelo dos Wakashuu era raspado, deixando uma espécie de franja, ao contrário dos homens adultos, que raspavam toda a parte de cima da cabeça.

A estética também teve influência dos onnagata, que eram os atores do teatro kabuki que atuavam em papéis femininos.

Nos animes e mangás, é utilizado para se referir a personagens masculinos bonitos, geralmente com aparência andrógina, elegantes, magros e com membros longos. Eles representam um ideal masculino sob o ponto de vista feminino.

Os personagens com esse tipo de aparência surgiram por influência de membros de banda de glam rock e atores. Uma grande influência, em particular, foi Björn Andrésen em seu papel no filme A Morte em Veneza (1971), papel este que trouxe diversos problemas para o jovem ator nos bastidores. Takemiya Keiko, autora do mangá Kaze to Ki no Uta, diz ter se inspirado bastante em Björn para criar seus personagens.

björn andrésen ? Bjorn Andresen | Beautiful boys, Hair styles, Beauty
Björn Andrésen

Os Bishounen também são comparados às otokoyaku, atrizes do teatro Takarazuka que atuam em papéis masculinos, por representarem uma versão idealizada de masculinidade.

Personagens Bishounen aparecem em todo tipo de obra, do shounen ao shoujo, e são especialmente comuns nos BL.

Um dos exemplos mais emblemáticos de bishounen é Gilbert Cocteau de Kaze to Ki no Uta. O Kurama de Yu Yu Hakusho também é considerado um bishounen, assim como o Shun de Cavaleiros do Zodíaco e diversos personagens das obras do grupo CLAMP. A maioria das obras voltadas para o público feminino têm o elenco cheio de bishounens, como por exemplo as franquias Hypnosis Microphone, Twisted Wonderland, Visual Prison, Uta no Prince-sama, entre outras.

Em BL, um exemplo de bishounen que ficou extremamente popular recentemente foi o personagem Kanae do mangá Pink Heart Jam, mangá que atualmente está sendo publicado em inglês pela futekiya.

Fonte: Blyme Yaoi

Comunicar erro
Anuncie aqui 2

Comentários

Anuncie aqui 3