Acompanhando o crescente o número de fujoshis e apreciadores de BL, não só no Japão como no mundo, todos os anos, novos selos de BL são criados no mercado japonês. A necessidade dos consumidores aumenta e se diversifica, fazendo com que isso se reflita diretamente nas obras BL.
O "Otaku Joshi Marketing Kenkyuujo (Laboratório de Marketing de Mulheres Otaku)" é um setor do site japonês sobre BL "Chill Chill" e traz informações sobre mercado que envolve fujoshis, yumejoshis e mulheres otakus. Entre suas contribuições está a criação de um mapa perceptivo das revistas (impressas e digitais), selos e editoras de mangás BL.
Também criaram um teste rápido para você descobrir qual seu "tipo" de BL.
O tipo Coentro é o que cria obras de acordo com os novos fetiches, tendências sociais e subculturas da época. Tentam ser desafiadores, mostrando acontecimentos surpreendentes e descrições profundas do psicológico dos personagens, fugindo das fórmulas óbvias e batidas dos "clássicos". É possível ver expressões, posições e cenas de sexo muito peculiares e criativas. Por causa disso, as obras acabam tendo características tão fortes que facilmente causam amor ou ódio entre as leitoras.
Com o aumento de leitoras seletivas, que apreciam histórias e cenários complexos, surgem cada vez mais selos que dão ênfase na história e procuram mostrar enredos que convencem o leitor. Muitas de suas leitoras estão da faixa dos 20 ~ 50 anos.
O tipo Mel possui uma alta taxa de finais felizes e um alto grau de sensualidade. Há descrições muito meigas e sensuais, assim como muitas cenas de personagens pelados por obra. Há histórias com visão de mundo realista, mas também há obras com uma atmosfera estética peculiar. Por ter muitas cenas de sexo, a faixa etária da maioria de suas leitoras fica entre 30 ~ 50 anos e parece que quanto mais velhas elas são, mais doce é a história que elas gostam. No entanto, também há muitas leitoras jovens de 18 ~ 20 anos, que se interessam pelas cenas mais sensuais.
Sendo BL um gênero com histórias de "amor entre homens", 90% de suas obras acaba girando em torno do romance. Dentro disso, o tipo Soda tem muitas obras que não focam apenas no romance, mas também na amizade e no psicológico humano. Comparado com os outros tipos, as obras deste tipo possuem menos cenas de sexo e tendem a serem mais facilmente aceitas pelo público geral ou pessoas que leem BL como apenas mais um outro tipo mangá, sem compromisso.
Costumam ser mangás que você sente segurança em deixar exposto na estante. No entanto, está aumentando o número de obras em selos tipo Soda que se parecem com o tipo Coentro. Ainda que os mangás dos selos tipo Soda tenham a tendência de ter menos cenas de sexo, há sim obras cujo foco é o erotismo, então é preciso tomar cuidado na hora de recomendar para não-fujoshis.
Com menos cenas de sexo e com poucos personagens com individualidade fote, o tipo Maçã é doce e odiado por poucos. Se tirar a parte em que os protagonistas são homens, a maioria das obras desse tipo possuem cenários e histórias muito similares aos mangás shoujo. Sendo assim, há muitas obras que podem ser recomendadas para leitoras de shoujo. O encontro, conflito e final feliz dos protagonistas segue a fórmula padrão conhecida por todos, então dá uma sensação de segurança. Tende a ter leitoras jovens, na faixa dos 10 ~ 20 anos de idade.
Há muitos selos e editoras deste tipo que estão se expandindo para as mídias digitais, oferecendo revistas de forma gratuita, então há muitas formas de acesso a essas obras. É um tipo muito importante para o mercado, pois é uma forma de atrair novas leitoras para o BL.
Fonte: Blyme Yaoi